quinta-feira, 31 de outubro de 2024

COLETAR ÁGUA DO AR

 

O projeto e as rodas dessecantes construídas pela equipe
usando uma impressora 3D.
 


APARELHO PARA COLETAR ÁGUA DO AR FICA MAIS SIMPLES E PORTÁTIL 


COLETAR ÁGUA DO AR ATMOSFÉRICO 

Um novo tipo de coletor de água do ar atmosférico promete ser mais simples e mais eficiente do que os protótipos apresentados até agora para extrair água potável da umidade do ar.

Construído com materiais sensíveis à temperatura, o desumidificador à base de níquel-titânio conseguiu extrair mais água da atmosfera em 30 minutos do que seus concorrentes, e ainda fez isso usando apenas cerca de metade da energia.

Como a maioria das tecnologias de coleta de água são grandes, consomem muita energia e são lentas, John LaRocco e colegas da Universidade de Ohio, nos EUA, lançaram mão do resfriamento elastocalórico, que usa materiais que podem reduzir o uso de energia, o tamanho e a complexidade do dispositivo. 

O efeito prático de todos esses ganhos é que o protótipo se tornou portátil o suficiente para caber dentro de uma mochila.

E, como tudo foi fabricado usando uma impressora 3D, usando os modelos disponibilizado pela equipe pode ser possível que o público experimente criar seu próprio coletor de água do ar. Ainda assim, embora o protótipo tenha sido projetado para uso individual, ele poderá ser facilmente otimizado para atender às necessidades de uma casa ou mesmo de uma comunidade maior.

"É possível desenvolver uma versão incrivelmente grande do nosso protótipo," disse LaRocco. "Ele poderia extrair tanta água em um período limitado de tempo e obter a mesma eficiência energética quanto alguém usando seu dispositivo menor continuamente." 

Aparelho simples e eficiente que coleta água do ar pode ser feito em casa

Protótipo em operação em uma atmosfera isolada para
aferição de sua eficiência.


DESUMIFICADOR  COM RODAS DESSECANTES 

Os pesquisadores compararam seu coletor de água do ambiente com um desumidificador que funciona usando rodas dessecantes, que são cilindros giratórios revestidos com materiais hidrofílicos, que trabalham para capturar e remover a umidade do fluxo de ar ao redor.

O material hidrofílico escolhido foi uma liga de níquel e titânio (NiTi), usada para fazer músculos artificiais para uso em robótica, mas que também já foi usada por outras equipes para construir geladeiras que esfriam usando músculos artificiais. 

Eles testaram o desempenho de cada dispositivo em sessões de 30 minutos cada, avaliando seu consumo de energia, geração de calor e eficiência de coleta de água. Como esperado, o rendimento depende da umidade do ar ambiente onde o aparelho é usado.

Contudo, o fato de ter sido construído a partir de uma impressora 3D também coloca restrições. Como as resinas usadas para construir materiais em 3D hoje podem se degradar com o tempo, a água produzida deve ser fortemente filtrada antes de ser ingerida, para limitar a quantidade de microplásticos que a pessoa iria ingerir se bebesse a água diretamente do aparelho. 


Bibliografia:
Artigo: Comparing Elastocaloric Cooling and Desiccant Wheel Dehumidifiers for Atmospheric Water Harvesting
Autores: John LaRocco, Qudsia Tahmina, John Simonis, Vidhaath Vedati
Revista: Technologies
DOI: 10.3390/technologies12100178


FONTE: 

INOVAÇÃO TECNOLOGICA



SE JÁ TEMOS FOGUETE QUE DÁ RÉ, COM CERTEZA MAIS INOVAÇÕES VÃO SURGIR NO FUTURO.
💫🚀💫🚀💫🚀💫🚀










segunda-feira, 28 de outubro de 2024

JUIZ DE FORA

 

Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais.

Localiza-se na Zona da Mata Mineira, a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2024 em 565.764 habitantes,[9] sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais. Ocupa uma área de 1 435,7 km², dos quais 96,7 km² estão em perímetro urbano. 

A cidade faz parte do eixo industrial das cidades próximas à BR-040 e das próximas à BR-116.

O município foi emancipado de Barbacena na década de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Hoje é formada pela cidade de Juiz de Fora além dos distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros.

Passou a ser conhecida como "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo e Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento a partir da década de 1960. Sua área de influência estende-se por toda a Zona da Mata Mineira, uma pequena parte do Sul de Minas e também do Centro Fluminense.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912. Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Museu Mariano Procópio, o Cine-Theatro Central e o Parque da Lajinha. Um dos principais eventos é o Carnaval de Juiz de Fora, que teve suas origens na época de emancipação do município. No final da década de 1930, até a década de 1960, o auge do Carnaval mudou de foco e a festa nos clubes pairou sobre Juiz de Fora.


HISTÓRIA

O local onde hoje existe Juiz de Fora permaneceu intocado até o século XIX, exceto pelos índios puris e coroados. Com a construção do Caminho Novo em 1707, ligando a rota do ouro entre Vila Rica (Ouro Preto) e o Porto do Rio de Janeiro, diversos grupos surgiram às margens da estrada, entre eles, o arraial de Santo Antônio do Paraibuna, criado em 1713, e que veio posteriormente a se tornar Juiz de Fora.

As origens de Juiz de Fora remontam a época do Ciclo do Ouro, portanto confundem-se com a história de Minas Gerais. Devido à dificuldade de acesso à região do atual município, o lugar permaneceu praticamente intocado até o século XIX. A Zona da Mata, então habitada apenas pelos índios puris e coroados, foi desbravada com a abertura do Caminho Novo, estrada construída em 1707, para o transporte do ouro da região de Vila Rica (Ouro Preto) até o porto do Rio de Janeiro. Diversos povoados surgiram às margens do Caminho Novo estimulados pelo movimento das tropas que ali transitavam, entre eles, o arraial de Santo Antônio do Paraibuna, povoado por volta de 1713. 

A vila de Santo Antônio do Paraibuna surgiu no início do século XIX devido à ocupação por famílias de fazendeiros e colonos vindas da região aurífera (Ouro Preto e Mariana), e posteriormente da região das Vertentes (Barbacena e São João del-Rei). O município de Santo Antônio do Paraibuna desmembrou-se de Barbacena em 31 de maio de 1850, e elevado a Cidade do Paraibuna em 1856. Em 1865, a Cidade do Paraibuna passa a se chamar Juiz de Fora. O curioso nome de Juiz de Fora gera muitas dúvidas quanto à sua origem. O juiz de fora era um magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito. A versão mais aceita pela historiografia admite que um desses magistrados hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado. A identidade exata e a atuação dessa personagem na história local ainda são polêmicas.


Uma personalidade de grande importância no município foi o engenheiro alemão Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld (Henrique Guilherme Fernando Halfeld), que empresta seu nome a uma das principais ruas do comércio local e ao parque situado no centro da cidade, nos cruzamentos da mesma rua Halfeld e a Avenida Barão do Rio Branco e com a Rua Santo Antônio e Rua Marechal Deodoro com Avenida Barão do Rio Branco e Rua Santo Antônio, entre o Paço Municipal de Juiz de Fora, a Câmara dos Vereadores, e o Fórum da Comarca e a Igreja Metodista Central. Halfeld, após realizar uma série de obras a serviço do Estado Imperial Brasileiro, acaba por fixar residência na cidade, envolve-se na vida política, constrói a Estrada do Paraibuna e promove diversas atividades no município, sendo considerado um de seus fundadores.


Em 6 de setembro de 2018, o então candidato a Presidente da República, Jair Bolsonaro, sofreu um atentado enquanto caminhava na Rua Batista de Oliveira, esquina com a Rua Halfeld. 


GEOGRAFIA 

Vista parcial da cidade a partir do Shopping Independência,
em direção ao centro.

A área do município é de 1 435,749 km², segundo o IBGE. Desse total 96,7 km² estão em perímetro urbano. É ainda o município mais extenso da Zona da Mata Mineira. 

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Juiz de Fora. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Juiz de Fora, que por sua vez estava incluída na mesorregião da Zona da Mata.

O município limita-se ao norte com Santos Dumont e Ewbank da Câmara; a nordeste, com Piau e Coronel Pacheco; a leste, com Chácara e Bicas, Pequeri; a Sudeste, com Santana do Deserto; ao sul com Matias Barbosa e Belmiro Braga; a sudoeste, com Santa Bárbara do Monte Verde; a oeste, com Lima Duarte e Pedro Teixeira e a noroeste com Bias Fortes. A cidade está a aproximadamente 310 quilômetros de Belo Horizonte, a capital mineira.

O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo Antônio. A sede está em uma altitude de 677,2 m. Cerca de 2% do território juiz-forano é plano, 15% das terras são típicos de serras e os 83% restantes o terreno são mares de morro.


HIDROGRAFIA

O município de Juiz de Fora está localizado na Bacia do Médio Paraibuna, pertencente à bacia do Rio Paraíba do Sul, e seu perímetro urbano é drenado por 156 sub-bacias de diversas dimensões. Os principais rios que banham o município são o Paraibuna, seus afluentes Rio Cágado e Rio do Peixe, e os rios Monte Verde e Grão-Mogol, afluentes do rio do Peixe. O Rio Paraibuna recebe o lançamento in natura de esgotos domésticos e de efluentes industriais produzidos na cidade. 

A Bacia do Médio Paraibuna possui tributários com perfis longitudinais relativamente acentuados, que desembocam no rio principal com gradiente um pouco baixo. O Rio Paraibuna possui declividade média bastante diferenciada ao longo de seu curso, sendo que no trecho urbano de Juiz de Fora é bastante moderada, da ordem de 1,0m/km. A última retificação de aproximadamente 30 km, na região do Distrito Industrial I, foi dimensionada de modo a compatibilizar a função regularizadora da Barragem Chapéu D’Uvas, recentemente concluída. A barragem foi construída com o objetivo de amortizar enchentes e ampliar o potencial de abastecimento de água para a cidade.



CLIMA

Maiores acumulados de precipitação em 24 horas registrados

em Juiz de Fora por meses (INMET, 1961–presente)

Mês         Acumulado Data//Mês

Janeiro   133,6 mm 14/01/1966

Fevereiro 138,7 mm 12/02/1995

Março   147,4 mm 12/03/2001

Abril   63,4 mm 06/04/1983

Maio   71,8 mm 31/05/1983

Junho   66,2 mm 04/06/1983

Julho   33,2 mm 04/07/1964

Agosto   36 mm 28/08/2023

Setembro  70,3 mm 07/09/1992

Outubro   77,2 mm 25/10/1976

Novembro  105 mm 01/11/2006

Dezembro  144,6 mm 07/12/1998


O clima de Juiz de Fora é caracterizado tropical de altitude (tipo Cwa segundo Köppen), com chuvas concentradas no verão e temperatura média compensada anual em torno dos 19 °C. A umidade do ar relativamente elevada e tempo aproximado de insolação é de 1 820 horas/ano.
As precipitações ocorrem principalmente sob a forma de chuva e, em algumas ocasiões, de granizo.

Segundo dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de Juiz de Fora disponíveis a partir de 1961, a menor temperatura registrada ocorreu no dia 9 de junho de 1985, com mínima de 3,1 °C, contudo o recorde absoluto foi registrado antes desse período, em 9 de junho de 1933 (0,4 ºC).
Já a maior temperatura atingiu 37,4 °C em 19 de outubro de 2016. O maior acumulado de precipitação em 24 horas alcançou 147,4 mm em 12 de março de 2001.




ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE 

Parque do Museu Mariano Procópio.

A vegetação nativa do município pertence ao domínio florestal Atlântico (Mata Atlântica), onde destacam-se diversas espécies da fauna e flora. Em Juiz de Fora existem unidades de conservação ambiental. As principais são a Reserva Biológica Municipal do Poço D'Anta (com 277 hectares, entre os bairros São Benedito, Bom Retiro e Linhares); Reserva Biológica Municipal Santa Cândida (133 hectares, bairros Monte Castelo, São Pedro e Carlos Chagas); Parque da Lajinha (45,5 hectares, bairros Aeroporto e Teixeiras); Área de Proteção Ambiental do Krambeck (291 hectares, bairros Eldorado e Remontas) e Área de Preservação Permanente Bosque do Bairu (0,5 hectares, bairro Bairu).


ANTES E DEPOIS

De acordo com a lei 9605 de 1998, mananciais, encostas e áreas de matas nativas são protegidas pela prefeitura. Outras áreas de preservação, como o Parque do Museu Mariano Procópio, possuem legislações próprias, por serem de menor porte. Outra importante unidade de conservação é o Sítio Malícia, que pertencente à maior floresta de mata atlântica urbana do país, com mais de 3,7 milhões de metros quadrados.


POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 

Desde o começo da década de 1990 vários pontos do município, em especial a área central, vêm sofrendo com a fumaça e a poluição proveniente da grande quantidade de veículos que circulam na região e das indústrias. Desde 1993 estudos que estão sendo realizados comprovam que o nível de monóxido de carbono é elevado. Somente na Avenida Rio Branco, a principal da cidade, em 1998 já circulavam 40 mil veículos diariamente, sendo que a frota municipal naquele ano era de 115 mil veículos. 

No ano de 2022, a população do município foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 540 756 habitantes, mantendo o título de quarto mais populoso do estado e apresentando uma densidade populacional de 376,64 hab./km2.[41] Segundo o censo de 2010, 47,30% da população eram homens (244 932 habitantes), 52,70% (272 940 habitantes) mulheres, 98,86% (511 973 habitantes) vivia na zona urbana e 1,14% (5 879 habitantes) na zona rural. De acordo com o IBGE, Juiz de Fora possuía 354 929 eleitores em 2004.


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Juiz de Fora é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu valor é de 0,828, sendo o nono maior de todo estado de Minas Gerais (em 853), o quadragésimo nono de toda a Região Sudeste do Brasil (em 1666 municípios) e o 145° de todo o Brasil (entre 5 507 municípios). 

Considerando apenas a educação o valor do índice é de 0,920, enquanto o do Brasil é 0,849. O índice da longevidade é de 0,784 (o brasileiro é 0,638) e o de renda é de 0,781 (o do Brasil é 0,723).

A cidade possui a maioria dos indicadores elevados e todos acima da média nacional segundo o PNUD. 

A renda per capita é de 13 715,11 reais[carece de fontes], a taxa de alfabetização adulta é 95,30% e a expectativa de vida é de 72,03 anos. O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social é de 0,41, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor. 

A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 12,86%, o limite inferior da incidência de pobreza é de 5,82%, o superior é de 19,91% e a incidência da pobreza subjetiva é de 9,45%.

No ano de 2010, a população juiz-forana era composta por 294 080 brancos (56,9%); 144 153 pardos (27,9%); 73 942 pretos (14,3%); 538 indígenas (0,1%); 3 535 amarelos (0,7%);


Paço Municipal, na esquina da Rua Halfeld com a Av. Rio Branco, em 1928.

Atual sede da prefeitura, no centro da cidade, em 2011. À esquerda, do outro lado da linha férrea, localiza-se a Praça Doutor João Penido.

A partir de 1850, a elite agrária da cidade estabeleceu seu centro de poder no centro da cidade, agrupando em torno da Praça Central as Repartições Públicas e a Igreja. Entretanto, a cadeia, mesmo fazendo parte do centro, não estava neste núcleo.


O poder executivo do município de Juiz de Fora é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal. O primeiro representante do poder executivo e prefeito do município foi Pedro Marques de Almeida (1888–1934). Em vinte e nove mandatos, onze prefeitos passaram pela prefeitura de Juiz de Fora.


O poder legislativo é constituído pela câmara. Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O município de Juiz de Fora se rege por leis orgânicas. A cidade é ainda a sede de uma comarca. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) o município possuía, em 2006, 354 929 eleitores.


FONTE:
WIKIPEDIA JUIZ DE FORA

BASTANTE DESATUALIZADO.. MAS...










domingo, 27 de outubro de 2024

CALENDÁRIO CHINES

 



HISTÓRIA  ORIGEM E SIGNIFICADO 

O  calendário chinês era um sinal de um império bem governado, cujo governante era apoiado pelo Mandato do Céu.


O calendário chinês é lunissolar, incorporando elementos de um calendário lunar com os de um calendário solar. Está em uso contínuo na China há quase 4000 anos. O calendário era importante na China antiga, tanto como um guia para as atividades agrícolas quanto para a regularidade no ciclo anual.


Ele era um sinal de um império bem governado, cujo governante era apoiado pelo Mandato do Céu. Todos os anos, o imperador publicava um calendário preparado por um conselho de astrônomos. No antigo calendário lunar chinês, cada mês começava no dia da lua nova, com um dia adicional acrescentado de tempos em tempos, para acompanhar os “desvios” entre o calendário e o ciclo real da lua. 

Vinte e quatro marcadores sazonais chamados jiéqì, que seguem o ano solar, foram inseridos no calendário chinês para ajudar os agricultores a decidir quando plantar ou colher. Cada jiéqì foi nomeado em homenagem a um evento que ocorreu durante esse período nas planícies do norte da China, como “o despertar de insetos”.


Depois que os jesuítas introduziram a astronomia ocidental na China durante o século XVII, um calendário baseado nos verdadeiros movimentos do sol e da lua, calculado com sinusóides, foi publicado.


A República da China adotou oficialmente o calendário gregoriano para fins públicos a partir de 1º de janeiro de 1929. Na maior parte do leste da Ásia, o calendário gregoriano é usado para atividades do dia-a-dia, mas o calendário chinês ainda é usado para festividades do Leste Asiático e para comemorar o Ano Novo Chinês (ou “Festival da Primavera”). Ele também é usado na astrologia para escolher a data mais auspiciosa para eventos como um casamento ou a abertura de um prédio. 


História

O calendário era importante na China antiga porque era usado pelos agricultores para regular suas atividades agrícolas. A regularidade no ciclo anual era um sinal de um império bem governado no qual o governante era capaz de manter a harmonia entre o Céu e a Terra.

O calendário preparado anualmente pelos astrônomos do imperador era um símbolo de que o governo de um imperador era sancionado pelo céu. Segundo a lenda chinesa, em 2254 a.C, o imperador Yao ordenou que seus astrônomos definissem os ciclos anuais de acordo com as mudanças de estações.


Durante a dinastia Shang, um calendário era preparado anualmente por um conselho de matemáticos sob a direção de um ministro do governo imperial. Cada nova dinastia chinesa publicava um novo calendário anual oficial e a publicação de um calendário não oficial poderia ser considerada um ato de traição.

Calendário Atual

O Imperador Wu, da dinastia Han Ocidental (206 a.C – 9 d.C) introduziu reformas que foram mantidas até os dias de hoje no calendário chinês. Todos os anos no calendário chinês um animal é homenageado.


ANOS CALENDÁRIO CHINES


HOROSCOPO CHINES OU CALENDÁRIO CHINÊS

Existem 12 animais na representação do calendário chinês e a cada 12 anos, o ciclo se repete. Os chineses acreditavam que, dependendo do ano em que a pessoa nasceu, sua personalidade assumiria os aspectos daquele animal.


1Rato

Rato

Anos: 1960, 1972, 1984, 1996, 2008

Personalidade: charmoso, esperto, engraçado e leal

Afinidade com dragões e macacos, não com cavalos


2Boi

Boi

Anos: 1961, 1973, 1985, 1997, 2009

Personalidade: trabalho árduo, sério, paciente e confiável

Afinidade com cobras e galos, não com ovelhas


3Tigre

Tigre

Anos: 1962, 1974, 1986, 1998, 2010

Personalidade: agressivo, corajoso, ambicioso e intenso

Afinidade com: cães e cavalos, não com macacos


4Coelho

Coelho

Anos: 1963, 1975, 1987, 1999, 2011

Personalidade: popular, sortudo, gentil e sensível

Afinidade com ovelhas e porcos, não com galos


5Dragão

Dragão

Anos: 1964, 1976, 1988, 2000, 2012

Personalidade: sábia, poderosa, enérgica e carismática

Afinidade com macacos e ratos, não com cães


6Serpente

Serpente

Anos: 1965, 1977, 1989, 2001, 2013

Personalidade: inteligente, ciumento, analítico e generoso

Se dê bem: galos e bois, não com porcos


7Cavalo

Cavalo

Anos: 1966, 1978, 1990, 2002

Personalidade: gosta de viajar, atraente, impaciente e popular

Afinidade com tigres e cães, não com ratos


8Ovelha (cabra)

Ovelha (cabra)

Anos: 1967, 1979, 1991, 2003

Personalidade: criativa, tímida, simpática e insegura

Afinidade com coelhos e porcos, não com bois


9Macaco

Macaco

Anos: 1968, 1980, 1992, 2004

Personalidade: inventiva, enérgica, bem-sucedida e enganosa

Afinidade com dragões e ratos, não com tigres


10Galo

Galo

Anos: 1969, 1981, 1993, 2005

Personalidade: honesto, puro, prático e orgulhoso

Seja junto com: cobras e bois, não com coelhos


11Cão

Cão

Anos: 1958, 1970, 1982, 1994, 2006

Personalidade: leal, honesta, sensível e mal-humorada

Afinidade com tigres e cavalos, não com dragões


12Porco (Javali)

Porco (Javali)

Anos: 1959, 1971, 1983, 1995, 2007

Personalidade: inteligente, sincero, perfeccionista e nobre

Afinidade com coelhos e ovelhas, não com porcos


LENDAS 

Segundo uma antiga lenda chinesa, a ordem dos animais no  calendário era determinada por uma corrida. Os animais corriam através de um rio e a sua posição no calendário era determinada pela forma como terminaram a corrida. O rato venceu porque andava nas costas do boi e saltou das costas dele no último minuto, para vencer a corrida. 

OS CINCO ELEMENTOS  

Existe também um elemento para cada ano. Existem cinco elementos que regem a cada ano. Eles são: madeira, fogo, terra, metal e água.


FERIADOS 

Os principais feriados chineses ainda usam o calendário chinês para determinar quando serão celebrados. Esses feriados incluem o Ano Novo Chinês, o Festival das Lanternas, o Festival do Dragão dos Barcos, a Noite dos Setes, o Festival do Fantasma, o Festival do Meio Outono e o Festival do Solstício de Inverno.


CURIOSIDADES 

O gato foi o décimo terceiro animal na corrida pelo calendário chinês. O gato tentou montar na parte de trás do boi, assim como o rato, mas o rato empurrou o gato para a água e ele não conseguiu um lugar no calendário.

O início do Ano Novo Chinês acontece entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro de cada ano. É determinado pelo ciclo solar e lunar.

O calendário tem 12 meses que são meses lunares, o que significa que cada mês começa à meia-noite do dia da lua nova.

Quando os 12 animais e os 5 elementos são combinados, o calendário é executado em um ciclo de 60 anos.

Cada mês tem 29 ou 30 dias de duração. Um mês extra é adicionado ao ano de vez em quando para ajustar a duração do calendário ao ano solar. 


FONTE: 

ESCOLAEDUCAÇÃO








CALENDÁRIO JULIANO

 


HISTÓRIA DO CALENDÁRIO JULIANO 

O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. Isso porque ele havia reparado que as comemorações da primavera coincidiam com dias de inverno.

Assim, o calendário que antes era lunissolar, passou a ser solar, ou seja, se baseando no ciclo do Sol, à semelhança do calendário egípcio.

A transição do calendário romano para o calendário juliano foi feita em 46 a.C., ano que ficou conhecido como o Ano da confusão, pois para corrigir a diferença existente nas estações do ano, foram acrescentados mais 80 dias a esse ano, ou seja, o ano 46 a.C. contou com 445 dias em vez de 365. 


CALENDÁRIO JULIANO

Calendário Juliano: Origem e Características

O calendário juliano foi o calendário adotado pelos romanos no ano 46 a. C. A sua adoção tinha como objetivo corrigir as imprecisões do calendário romano.

Esse calendário foi criado por Júlio César e é usado até hoje por alguns cristãos ortodoxos.


COMO FUNCIONA O CALENDÁRIO JULIANO

O calendário juliano muito parecido com o calendário gregoriano (utilizado na maior parte do mundo).

O calendário juliano tem 365 dias, distribuídos em 12 meses. Os meses podem ter 30 ou 31 dias, com exceção de februaris, que tem 28 dias ou 29, quando o ano é bissexto.

Os anos bissextos acontecem sempre a cada quatro anos.


No Calendário Gregoriano, os anos bissextos também acontecem a cada quatro anos, mas com uma regra: apenas quando os anos são múltiplos de 4 e 400, mas não divisíveis por 100. 

Os meses do calendário juliano são: januaris, februaris, martius, aprilis, maius, junius, julius, augustus, september, october, november e december.


ALTERAÇÕES NO CALENDÁRIO JULIANO 

No início, os meses correspondentes a julho e agosto eram chamados de quintilis e sextilis, respectivamente. 

Após a morte de Júlio César, a fim de homenageá-lo, quintilis recebeu o seu nome, ou seja, julius. Tempos depois, o Senado romano quis prestar uma homenagem a César Augusto, o primeiro imperador romano, dando o seu nome ao 8.º mês do ano, que passou a se chamar augustus. 

O Senado achou que os meses dedicados a Júlio César e César Augusto tinham que ter o mesmo número de dias para que fossem considerados com o mesmo grau de importância.

Por isso, augustus passou a ter 31 dias em vez de 30 para se igualar a julius. 

Com essa alteração, februaris que inicialmente tinha 29 ou 30 dias, passou a ter 28 ou 29, conforme a ocorrência de anos bissextos.

Além disso, para que não ter tantos meses com 31 dias seguidos (julius, augustus e september), september passou a ter 30 dias e os meses seguintes intercalaram esse número: october, com 31 dias, november, com 30, e december, com 31.

Assim, com as adaptações do calendário juliano, a distribuição de dias passou a ser idêntica a que utilizamos hoje no calendário gregoriano:

Calendário Juliano no início 💫 Calendário juliano hoje

💫Januaris: 31 dias         - 💫Januaris: 31 dias

💫Februaris: 29 ou 30 dias  - 💫Februaris: 28 ou 29 dias

💫Martius: 31 dias          - 💫Martius: 31 dias

💫Aprilis: 30 dias                  - 💫Aprilis: 30 dias

💫Maius: 31 dias                 - 💫Maius: 31 dias

💫Junius: 30 dias                 - 💫Junius: 30 dias

💫Quintilis: 31 dias         - 💫Julius: 31 dias

💫Sextilis: 30 dias         - 💫Augustus : 31 dias

💫September: 31 dias         - 💫September: 30 dias

💫October: 30 dias         - 💫October: 31 dias

💫November: 31 dias         - 💫November: 30 dias

💫December: 30 dias         - 💫December: 30 dias




DIFERENÇA ENTRE O CALENDÁRIO JULIANO E O CALENDÁRIO GREGORIANO

O calendário juliano tem os mesmos dias que o calendário gregoriano, mas a contagem dos anos bissextos é diferente. 

Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos nos dois calendários, mas enquanto no calendário juliano a cada 4 anos é sempre ano bissexto, no calendário gregoriano existe uma regra que diz que os anos bissextos acontecem a cada 4 anos, mas com a condição de que esse ano seja múltiplo de 4 e 400, mas não seja divisível de 100. 

Por esse motivo, atualmente os dois calendários estão com uma diferença de 13 dias. 

Em 1582, o calendário juliano deu lugar ao calendário gregoriano, que é utilizado na maior parte dos países. Atualmente, o calendário juliano é utilizado apenas em algumas igrejas ortodoxas. 



FONTE:

INTERNET







sexta-feira, 25 de outubro de 2024

NOVA LEI DA APOSENTADORIA

 

Trabalhadores registrados comemoram em todo o Brasil,
as possíveis mudanças; 


NOVA LEI DA APOSENTADORIA 

No cenário previdenciário de 2024, um novo benefício se destaca para trabalhadores brasileiros: a possibilidade de aposentadoria aos 55 anos em condições especiais. Voltada para aqueles que laboraram em ambientes adversos à saúde, essa modalidade tem como objetivo reconhecer e compensar os riscos enfrentados durante a carreira.

Essa medida faz parte de um esforço contínuo para aprimorar as políticas sociais do país. Embora a aposentadoria especial já existisse, novos critérios oferecem chances adicionais para aqueles que se enquadram nas condições estipuladas. Vale destacar quem são os elegíveis e quais são os requisitos necessários. 

Quem está Elegível para Aposentadoria aos 55 Anos?

A possibilidade de aposentadoria aos 55 anos está aberta para trabalhadores que possam comprovar exposição a agentes nocivos ao longo de sua jornada laboral. Essas condições devem ser comprovadas formalmente e podem incluir agentes como explosivos, materiais radioativos e eletricidade em alta tensão, entre outros.

Inclusive, profissionais da segurança patrimonial e transporte de valores, devido aos riscos inerentes, também podem se qualificar. É fundamental, no entanto, que as evidências de exposição sejam claras e conforme regulamentação vigente.

Além disso, com base no Projeto de Lei 42/2023, a idade mínima exigida para aposentadoria especial poderá ser reduzida para 40 anos, caso o trabalhador tenha sido exposto a agentes nocivos por 15 anos; 45 anos, em caso de exposição por 20 anos; e 48 anos, se a exposição durar 25 anos.


O Projeto de Lei 42/2023: Alterações e Impactos

O Projeto de Lei 42/2023, de autoria do deputado Alberto Fraga, propõe revisões significativas nas regras da aposentadoria especial. Este projeto busca corrigir e facilitar o acesso a esse benefício para trabalhadores em ambientes prejudiciais à saúde.

Redução da Idade Mínima: A idade mínima para a aposentadoria especial pode ser reduzida, eventualmente permitindo que trabalhadores se aposentem com idades ainda menores, dependendo da intensidade de exposição aos riscos.


Valor do Benefício: Assegura-se que a aposentadoria especial seja equivalente a 100% da média contributiva, o que representa um valor mais justo comparado aos padrões atuais.

Facilidade na Comprovação: Propõe-se simplificar os processos para validar o período de exposição aos agentes nocivos, visando eliminar burocracias desnecessárias.

De acordo com analistas, a redução da idade mínima para aposentadoria especial pode causar um grande aumento nas despesas previdenciárias. Portanto, o projeto precisa ser cuidadosamente avaliado para garantir a sustentabilidade financeira do sistema, garantindo que a implementação seja viável sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Essa alteração nas políticas de aposentadoria é crucial principalmente por duas razões: conservação da saúde dos trabalhadores e promoção da justiça social. Exposições prolongadas a agentes nocivos podem levar a sérios problemas de saúde, justificando a aposentadoria antecipada.

Além disso, ajustes na idade mínima e no valor da aposentadoria visam garantir dignidade aos trabalhadores expostos a condições insalubres. Essa iniciativa pode, também, estimular a renovação da força de trabalho, contribuindo para a produtividade econômica.


Desafios e Debates em Torno da Aposentadoria Especial

Embora as intenções do projeto sejam benéficas, alguns desafios financeiros acompanham sua implementação. O impacto no sistema previdenciário precisa ser cuidadosamente avaliado para garantir sua viabilidade sustentável.

A definição objetiva dos agentes nocivos e a determinação do tempo necessário de exposição são pontos que requerem clareza. Um equilíbrio entre os direitos dos trabalhadores e a sustentabilidade do sistema previdenciário é essencial.


Alternativas de Aposentadoria no Brasil em 2024

Além da aposentadoria especial aos 55 anos, existem outras modalidades de aposentadoria disponíveis para os trabalhadores brasileiros. Cada uma possui requisitos próprios, como idade mínima ou tempo de contribuição necessário. 

Aposentadoria por Idade: Homens a partir de 65 anos 

Mulheres a partir de 62 anos: Com pelo menos 15 anos de contribuição.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Requer 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.

Aposentadoria por Invalidez: Destinada àqueles com incapacidade total e permanente, comprovada por perícia médica.

Como Acessar Informações e Serviços do INSS?

Os cidadãos brasileiros dispõem de várias formas para acessar serviços previdenciários do INSS, oferecendo praticidade e suporte necessário aos requerentes de informações ou serviços.


Meu INSS: Portal e aplicativo para consultar extratos, agendar atendimentos e simular benefícios, acessível via gov.br/meuinss.

https://meu.inss.gov.br/ 


Telefone 135: Atendimento para informações gerais, agendamento e esclarecimentos sobre benefícios.

Agências do INSS: Atendimento presencial requer agendamento prévio.


FONTE:

TERRA BRASIL NOTÍCIAS 








ATIVIDADE CRESCENTE

 


NESARA/GESARA; As Verdades Surgirão Gradualmente

Taxa de Ascensão de Gaia; as circunstâncias de amanhã, líder; células cristalinas; ADN

Com saudações amorosas de todas as almas desta estação, este é Matthew.

Muitos sentem: “O ar parece supercarregado de mudança!”, e esta é de facto uma descrição adequada da atividade global para eliminar a escuridão.

Os avanços notáveis ​​do ano passado estão agora a ser amplificados na Terra e fora dela.

A batalha entre as forças da luz e das trevas também está ocorrendo fora do planeta. Durante muitas décadas, os Seres das Trevas, em algumas das vossas organizações e corporações militares, trabalharam secretamente com membros de outras civilizações em projetos espaciais com intenções negativas.

Assim como a escuridão na Terra está vindo à tona para que possa ser derrotada, também existirá o desmantelamento desses projetos que utilizam tecnologias que a maioria acredita existir apenas em romances e filmes de ficção científica. Num futuro não muito distante, a tecnologia será utilizada para o bem no planeta.

Tudo para livrar a Terra das trevas prossegue de acordo com o plano divino concebido pelas almas altamente evoluídas responsáveis ​​pela Via Láctea, em conjunto com o Supremo Conselho Universal.

Neste auge da ordem divina, você foi escolhido para participar porque é o mais forte entre os bilhões de almas que se voluntariaram. Vocês não se lembram de que sabiam então que eram pura energia de amor-luz – a única “arma” contra a qual as trevas não têm defesa – e que eram muito experientes na missão que empreenderam. Queridos, confiem no que já lhes dissemos muitas vezes: simplesmente SER, vocês estão ajudando nossa família da Terra a transformar seu mundo - é assim que a sua luz é poderosa!

Todas as verdades que são tornadas públicas fazem parte da grande limpeza da Terra e, à medida que toda a atividade se intensifica, pode parecer que estas verdades em breve virão à luz. Isso é altamente improvável. Se todas as revelações viessem de uma só vez, a psique coletiva da civilização terrestre entraria em choque. 

Isto bloquearia a capacidade das pessoas de responder racionalmente e negaria a maior parte do progresso dos Trabalhadores da Luz no seu despertar. 

Portanto, dizem-nos, o plano é primeiro expor o que poderia ser chamado de "verdades mais fáceis de aceitar" e outras áreas onde existiam enganos generalizados, corrupção e depravação - e algumas ainda estão sendo expostas e erradicadas - serão reveladas quando a civilização puder processar outra onda de informações esmagadoras.


Perguntaram-nos o que é NESARA/GESARA e quando será implementado, e não sabemos a resposta para “quando”. Para explicar brevemente: a legislação dos Estados Unidos, a Lei Nacional de Segurança e Reforma Económica, tem duas disposições principais e ambas são complexas. A primeira, o estabelecimento da república soberana pretendida pelos Fundadores, exige a abolição do actual governo. 


Apenas uma pequena parte da população sabe que o governo deste país foi fundado secretamente há vários séculos como uma empresa privada e todos os cidadãos são seus empregados. Há discussão sobre a melhor forma de lidar com esta situação para evitar um mínimo de confusão e reação “partidária”.


Isto Não É Uma Questão Política.

Trata-se de libertar esta nação da influência dos Illuminati que rapidamente atravessou o Atlântico depois que as colónias conquistaram a independência do domínio britânico. Uma vez que esta sociedade secreta se estabeleceu em todas as instituições, sistemas e organizações que afectam a vida neste país, espalhou-se para norte e sul das fronteiras dos estados.


A segunda disposição principal estabelece uma nova economia global - razão pela qual G foi adicionado ao NESARA - e acaba com as actuais formas de actividade bancária, empréstimos, mercados de acções e comércio de divisas que os Illuminati estabeleceram para acumular fortunas. Estão a ser feitos progressos na preservação destes fundos adquiridos ilegal e imoralmente, para que possam ser utilizados para acabar com o empobrecimento global.

Esta disposição também acabará com o Sistema da Reserva Federal – que não tem nada a ver com “federal” – e com o seu braço de cobrança de dívidas, o Internal Revenue Service. Os Feds são um consórcio de banqueiros cuja influência se estende por todo o mundo como um polvo com mil braços. No novo sistema, todas as moedas nacionais serão baseadas em metais preciosos, nivelando as condições de concorrência económica global.


Embora não possamos dar-lhes um prazo para a implementação destas disposições, uma vez que tudo está em modo de aceleração e os níveis vibracionais continuam a subir, todas as mudanças benevolentes estão a aproximar-se. Sua confiança e paciência serão recompensadas!


“Ouvi dizer que Gaia quer que toda a sua população volte para a alta quinta densidade com ela.

Você Sabe Quanto Tempo Levará Para Todos ‘Acordarem’?” 

Vamos esclarecer primeiro “de volta à alta quinta densidade”. A amada alma Gaia sempre esteve na densidade de onde veio e na qual, junto com Deus, criou seu corpo planetário, hoje denominado Terra. 

Apenas o seu corpo desceu para a terceira densidade baixa, à medida que a escuridão permeava uma série de civilizações. Durante as eras em que o seu amor e cuidado viveram com as suas formas de vida nas condições da 3D, o estado de desenvolvimento de Gaia permaneceu elevado na quinta densidade.

O mesmo acontece com vocês, queridos irmãos e irmãs. Vocês estão em corpos de terceira densidade porque vieram à Terra para ajudar a civilização a despertar para que ela possa evoluir. Mas vocês não são esses corpos, vocês são almas com o mesmo status de desenvolvimento de alta densidade de quando se voluntariaram para esta vida.


Bem, há cerca de oitenta anos, uma infusão de luz maciça de civilizações poderosas e espiritualmente evoluídas fez com que a Terra se libertasse das suas amarras densas e começasse a sua ascensão. 


Naquela época, era na verdade o desejo de Gaia que toda a sua população também ascendesse a níveis de luz cada vez mais elevados. No entanto, com o passar do tempo, ela percebeu que tinha que decidir se continuaria o seu ritmo de ascensão ou diminuiria significativamente e esperar que toda a humanidade despertasse espiritual e conscientemente - ascensão pessoal.


Gaia não queria atrasar os benefícios dos níveis vibracionais mais elevados para as almas que avançavam no Caminho da Ascensão, por isso manteve o seu ritmo constante. A sua consciência da mentalidade dos seus povos fê-los aceitar que nem todos estavam prontos para viver em civilizações de quarta e quinta densidade. 

Alguns recusaram-se a acreditar que os dogmas religiosos foram inventados para controlar as massas; alguns não queriam acreditar que a maioria dos ensinamentos científicos fosse falsa; e outros dormiram profundamente na familiaridade da intolerância, da injustiça, da desigualdade financeira e de outras condições sociais de baixa oscilação.


Em vez de abraçar as verdades e a mudança, eles escolhem, no nível da alma, deixar esta vida. Quem faz a transição para a vida espiritual por esta razão, e quem faz a transição de acordo com o tempo de vida escolhido nos contratos de alma, só importa para essas almas. O que é importante é que Gaia esteja alegremente na linha de chegada do seu curso de ascensão.


“Que tipo de mundo será este se as crianças de hoje não conseguirem ser os líderes de amanhã nos governos, nas empresas, nos sistemas jurídicos e de justiça, na educação, nas comunicações, nos transportes e na tecnologia?” 

Este e-mail, que expressava as mesmas preocupações que muitos outros, também citava circunstâncias relativas: impacto psicológico do isolamento e interrupção do ensino devido a mandatos plandêmicos; potenciais problemas de saúde decorrentes de vacinas e poluição ambiental generalizada; economias instáveis; oportunidades de emprego sombrias para crianças que não podem pagar a faculdade à medida que as indústrias se tornam mais robóticas; Fomento à guerra e aumento dos gastos militares.


Estas são considerações lógicas, mas além da notável capacidade das crianças de se adaptarem às circunstâncias, existem também numerosos factores afectivos. 

A perspectiva confiante e o incentivo dos pais, professores, conselheiros e outras pessoas que respeitam as crianças dão-lhes autoconfiança e inspiram-nas a ter um bom desempenho nos seus empreendimentos. Trabalhadores da Luz, as altas vibrações do seu otimismo e sentimentos de segurança beneficiarão pessoas de todas as idades, e o efeito dominó pode fazer maravilhas.


Quanto aos potenciais problemas de saúde, a intensificação da luz altera as células de uma estrutura baseada em carbono para uma estrutura cristalina, estimulando o sistema imunitário e proporcionando resistência à toxicidade causadora de doenças. As células cristalinas têm outra função importante: permitem que o corpo prospere nos níveis vibracionais mais elevados aos quais a Terra se aproxima. 

Vamos divagar por um momento para responder a uma pergunta relacionada: "Por favor, pergunte a Matthew como convertemos células de carbono em células cristalinas." A luz é o que transforma a estrutura celular de carbono em estruturas cristalinas, e as pessoas que vivem de maneira divina absorvem automaticamente a luz. Como Deus disse: “É tão simples quanto ser gentil”.


O novo sistema económico global estabilizará todas as economias e, na educação, ocorrerão inúmeras mudanças nos padrões económicos, institucionais e culturais que têm prejudicado tantas crianças. Todos os níveis serão estruturados para apoiar as crianças de acordo com os seus interesses, talentos, competências e capacidades, e os custos deixarão de ser um problema desde a pré-escola até à faculdade. 


As mudanças serão mais lentas onde a educação das raparigas for mais difícil, mas as vibrações cada vez maiores acabarão com esta injustiça e, eventualmente, todas as crianças do vosso mundo terão oportunidades educacionais ilimitadas.


O fomento à guerra terminará e os fundos das despesas militares serão redirecionados para a reconstrução de infra-estruturas nacionais, projetos de investigação e desenvolvimento e outros programas úteis.

As tropas que já não são necessárias para a defesa nacional serão redistribuídas para outros locais e o próprio mundo do trabalho mudará dramaticamente em benefício de toda a população.


Todos estes desenvolvimentos são de facto importantes, mas o fator de influência mais importante é o ADN. Vamos fornecer algumas informações básicas aqui.

No início, os humanos estavam equipados com 12 fitas de DNA. O corpo estava livre de doenças e incapacidades, e o processo de envelhecimento terminou no que você considera o auge da vida, por volta dos trinta anos de idade. 

O poder do cérebro foi totalmente utilizado, assim como todas as habilidades inatas - as pessoas se comunicaram telepaticamente com o reino natural, manifestando o que quisessem, viajando na velocidade do pensamento, e o conhecimento no nível da alma alcançou a consciência.

Como as pessoas eram física, mental e espiritualmente saudáveis, elas poderiam viver, se assim desejassem, por milhares de anos antes de passarem para níveis mais elevados de autodescoberta.


Como tudo no mundo, o DNA é energia e a energia não pode ser destruída. Quando as forças das trevas apareceram, seus fantoches pensaram em outra maneira de controlar civilizações inexperientes. 


Eles colocaram dez dos doze filamentos do DNA das pessoas em estado dormente - dois foram deixados ativos porque esse é o mínimo para um corpo funcionar. Durante as muitas longas épocas de escuridão do planeta, a maioria das almas que ali encarnaram tinham corpos com apenas duas cadeias ativas de ADN.


A conexão entre o DNA e a estrutura celular cristalina é a seguinte: a luz nas incontáveis ​​células de um corpo “empurra” os filamentos de DNA adormecidos para reativá-los. Há algum tempo vieram à Terra muitas almas que possuem uma consciência espiritual e consciente que só é possível quando mais de dois fios estão ativos. 

Estas pessoas possuem um nível avançado de inteligência, sabedoria ancestral, integridade intelectual e moral e um desejo inato de alcançar a paz internacional, a igualdade, a prosperidade e uma vida em harmonia com a natureza.


Eles são os líderes de amanhã. Não se preocupe com eles! À medida que mais e mais almas encarnam na Terra, a unidade tomará conta da consciência colectiva e a Idade Dourada poderá florescer em toda a sua gloriosa plenitude.

Amados irmãos e irmãs, os seres de luz neste universo os honram e os apoiam com o poder do amor incondicional.

_________________________


AMOR e PAZ

Suzanne Ward 

💜 ❤️ 💜 Por favor, COMPARTILHE 💜 ❤️ 💜









PROJETOS HUMANITÁRIOS - PARTE 01

  Lista de Redemption Project - Lista completa de projetos humanitários:  INICIATIVA FINANCEIRA QUÂNTICA HUMANITÁRIA - NESARA GESARA 100 PRO...