Economia Circular E Seu Ganho De Força Na Europa
Exemplo de Economia Circular
Como acontece em diversas questões regulatórias, o continente europeu dá o exemplo, tomando a iniciativa para ampliar a economia circular.
No Parlamento Europeu, foi aprovada uma classificação baseada em seis metas, que servem como orientação para investimentos públicos relativos à agenda ambiental.
Essas diretrizes deverão ser aplicadas nos países que estejam comprometidos em reduzir a poluição de rios, mares e em ações visando a gestão dos resíduos.
Veja quais são:
• A mitigação das alterações climáticas
• A adaptação às alterações climáticas
• A utilização sustentável e proteção dos recursos hídricos
• A transição para uma economia circular
• A prevenção e o controle da poluição
• A proteção e o restauro da biodiversidade e dos ecossistemas.
Exemplos De Economia Circular Em Empresas No Brasil E No Mundo
Não faltam bons exemplos de economia circular para se inspirar
Agora que já aprofundamos os conhecimentos sobre o tema, vamos ver algumas iniciativas reais de economia circular que estão fazendo a diferença dentro das empresas.
CBPak
A visão voltada à economia circular está na raiz do negócio da empresa brasileira CBPak, que atua na produção de copos, potes e bandejas usando fécula de mandioca como matéria-prima.
Ao final da vida útil, os itens servem como adubo.
Ou seja, não precisam ser descartados.
A companhia foi fundada em 2002 pelo engenheiro Cláudio Bastos e, atualmente, produz milhões de embalagens customizadas e biodegradáveis.
Nespresso
Famosa pelas máquinas de café e outras bebidas, a Nespresso criou uma solução própria para reutilizar cápsulas de alumínio, investindo milhões de reais em iniciativas como o Centro de Reciclagem Nespresso.
Segundo relato à revista Época, em 2019, a empresa recolhia 22% das cápsulas vendidas, através de um sistema mobilizado por carros elétricos nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Enquanto o alumínio é reciclado inúmeras vezes, o pó de café é transformado em adubo.
Coca-Cola
OBS: A BEBIDA QUE SÓ FAZ MAL DEVERIA SER ELIMINADA E SUBSTITUIDA POR UM LIQUIDO SAUDÁVEL.
A gigante do ramo de bebidas possui várias iniciativas locais em direção à economia circular, como a reutilização de suas garrafas de vidro.
Em 2019, a engarrafadora Coca-Cola FEMSA Brasil celebrou a reciclagem de 100 milhões de garrafas PET em um ano, por meio do centro de coleta SustentaPET.
O local funciona em parceria com catadores de material reciclável e cooperativas, fortalecendo sua atuação e colaborando para o descarte correto de resíduos.
Ikea
No exterior, um anúncio recente deu destaque à varejista de móveis sueca Ikea, que passou a comprar seus móveis usados de clientes que não os querem mais.
O objetivo é diminuir o descarte das peças, que são comercializadas como itens de segunda mão pela própria empresa, tendo como meta aderir totalmente à economia circular.
Para vender seus próprios produtos de segunda mão, a Ikea abriu uma loja de artigos usados na Suécia.
Perguntas Frequentes Sobre Economia Circular
A economia circular está em voga e, nos próximos anos, deve ganhar ainda mais espaço, em razão do estado de emergência climática mundial.
Com o interesse das pessoas e das empresas sobre o assunto aumentando, crescem também as dúvidas, até porque a agenda verde é relativamente recente.
Duas das perguntas mais frequentes nesse sentido estão respondidas logo abaixo, confira!
Qual É O Principal Objetivo Da Economia Circular?
O objetivo da economia circular é evitar a geração de passivo ambiental, tomando como ponto de partida o reaproveitamento, que pode ser de energia, insumos e matérias-primas, entre outros elementos que possam produzir impacto ambiental.
Qual É O Princípio Básico Da Economia Circular?
Na verdade, a economia circular se baseia em três princípios que servem como pilares:
• Eliminação de resíduos e poluição
• Manutenção de produtos e materiais em uso
• Regeneração dos sistemas naturais.
Conclusão
A economia circular tem impactos significantes no mundo
Gostou de saber mais sobre a economia circular e seus impactos?
Como vimos, é um tema que precisa estar na pauta de empresas preocupadas com o futuro, pois isso se reverte em benefícios também para elas.
Deixe um comentário e SE VOCE CONCORDA, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais.
FONTE: FIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário