O plantio de cercas vivas é uma prática bastante comum, principalmente por pessoas que tenham interesse em soluções naturais para a separação e fechamento de ambientes ou para paisagismo. Saber como plantar cerca viva é essencial para ser possível obter os resultados esperados.
Porém, algo que muitas pessoas não sabem ou não dão a devida atenção é o fato de que não basta entender como plantar cerca viva, é essencial conhecer quais são as espécies ideais para cada tipo de clima. Se espécies com baixa resistência ao calor forem plantadas em lugares muito quentes, elas tendem a morrer ou não se desenvolver adequadamente.
Se você está interessado em plantar cerca viva para clima quente, saiba quais espécies são mais adaptáveis a essas temperaturas e tenha condições de cultivar uma cerca viva linda e que se desenvolverá de maneira saudável!
QUAIS SÃO OS CLIMAS QUENTES ?
Antes de saber quais são as melhores espécies, é bom definir o que é clima quente.
Basicamente, climas quentes ocorrem na zona intertropical, que é a região do planeta que se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Existem 3 climas compreendidos nos quentes, que são o equatorial, o tropical e o desértico quente, sendo que apenas o último não pode ser encontrado no Brasil.
O clima tropical atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e também o Distrito Federal.
Já o clima equatorial abrange os estados de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Amazonas, além de parte do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.
Agora que você já sabe em quais regiões cada clima atua, veja algumas espécies de cerca viva que são perfeitamente adaptáveis a essas regiões.
BAMBU GUADUA
Bambu Guadua (Guadua angustifolia): essa cerca viva já pode alcançar uma altura bem maior, de até 20 metros. Ela não alastra e apresenta nós brancos, o que dá um visual bem interessante com as hastes verdes.
O processo de como plantar cerca viva é bastante simples e trará excelentes resultados, desde que sejam utilizadas mudas de boa qualidade.
Primeiramente, deve ser preparado o espaço em que as mudas serão plantadas. O solo nessa área deve ser plano e repleto uniformemente de terra. Caso haja qualquer tipo de erva crescendo nesse espaço, ela deve ser retirada totalmente, desde sua raiz, para que não cresça posteriormente e atrapalhe o desenvolvimento das mudas.
O solo deve ser preparado com um composto fertilizante de boa qualidade para depois receber as mudas. O espaço entre cada uma delas varia de acordo com a espécie, portanto se informe com o viveiro ou com pessoas especializadas para garantir que elas cresçam bem, nem com muita distância e nem muito juntas.
O próximo passo é cobrir as mudas com folhas e regar o solo, para deixar a mistura homogênea. As mudas devem ser aguadas todas as semanas e com mais frequência no verão, bem como fertilizadas aproximadamente 2 vezes por semana.
O processo de como plantar cerca viva não para por aí, afinal, para deixar o formato de acordo com o desejado, as mudas devem ser podadas sempre que necessário, pois caso contrário crescerão para vários lados e poderão ficar desarmônicas.
Ao seguir os passos que foram citados, você terá plenas condições de como plantar cerca viva em clima quente e ter um resultado muito bonito, agradável e duradouro. Conte com os produtos do Sítio da Mata e tenha mudas saudáveis, que se desenvolverão perfeitamente e formarão uma ótima cerca viva.
O QUE SE PODE FAZER COM O BAMBU GUADUA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário