PONTOS DE REFLEXÃO
Respeito é sentir-me bem comigo mesmo.
Respeito é saber que eu sou único e valioso.
Respeito é valorizar a mim mesmo.
Respeito é saber que eu sou amável e capaz.
Respeito é gostar de quem eu sou.
Respeito é ouvir os outros.
Respeito é saber que os outros também são valiosos.
Respeito é tratar bem os outros.
O primeiro respeito é respeitar a mim mesmo – saber que eu sou naturalmente valioso.
Parte do autorrespeito é conhecer as minhas qualidades.
Parte do respeito pelo eu é cuidar do corpo.
O respeito pelo eu é a semente que desenvolve confiança.
Quando temos respeito pelo eu, é fácil ter respeito pelos outros.
Aqueles que dão respeito recebem respeito.
Conhecendo o valor de alguém e honrando o valor dos outros: é assim que se ganha respeito.
Todos no mundo têm o direito de viver com respeito e dignidade, inclusive eu mesmo.
Parte do respeito é saber que eu faço diferença.
Cada ser humano tem um valor inato.
Conhecer o valor natural de alguém e honrar o valor dos outros é a verdadeira forma de se ganhar respeito.
Aqueles que dão respeito recebem respeito.
Quanto mais o respeito é medido com base em algo externo, maior é o desejo de reconhecimento dos outros.
Quanto maior o desejo, mais a pessoa se torna vítima e perde o respeito por si mesmo.
Quando há o poder de humildade ao respeitarmos a nós mesmos, a sabedoria se desenvolve e somos justos e leais com os outros.
Todos no mundo têm o direito de viver com respeito e dignidade, inclusive eu mesmo.
O QUE É RESPEITO ?
Respeito é um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade. Seja em relações interpessoais ou em vista de normas, regras ou de um poder instituído.
O respeito pode se dar em diferentes níveis de relações de poder e hierarquia. Em relações de inferioridade, igualdade e superioridade hierárquica ou de poder.
Em relações em que a pessoa respeita algo que é maior ou mais poderoso. Nesse sentido, o respeito está diretamente ligado à obediência. Por exemplo, no respeito às leis, às instituições, às regras de um jogo, à autoridade, a Deus ou à doutrina de uma religião.
Em relações de igualdade, onde ambas as partes possuem o mesmo poder ou não há hierarquia. Nesses casos, o respeito está relacionado com a lealdade, a honestidade e a justiça. Por exemplo, no respeito entre pessoas (respeito ao próximo), em relações afetivas ou de trabalho.
Já nas relações em que há uma superioridade hierárquica ou de poder, o respeito está ligado à tolerância, à consideração ou não discriminação. Por exemplo, o respeito às minorias, respeito às diferenças, às crianças, aos idosos, à natureza, etc.
Nesses casos, a pessoa que respeita busca não impor a sua vontade de forma autoritária, ainda que possua poder para isso. O sentimento de respeito pode ser movido por empatia, apreço ou deferência.
Segundo a etimologia, "respeito" é oriundo do latim respectus que significa "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.
Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.
As religiões abordam o tema do respeito a Deus, como forma de obediência e submissão aos princípios religiosos, e também o respeito ao próximo.
O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para o convívio social e é um dos princípios fundamentais da maioria das religiões.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis, autoritárias ou injustas em relação a outra.
Respeitar não significa concordar plenamente com outra pessoa, mas significa não discriminar, ofender ou impedir que uma pessoa realize suas próprias escolhas.
E POR FIM...
PROTEJAM AS CRIANÇAS!!
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário