A preocupação com a natureza e o cuidado com o impacto de nossas ações no meio ambiente já são pautas discutidas há muitos e muitos anos.
Com o avanço tecnológico, somos capazes de tomar medidas mais sólidas para contribuir com a preservação ambiental.
Nesse sentido, a casa sustentável têm ganhado cada vez mais força, despertando o interesse em apaixonados por design e sustentabilidade.
Nem toda casa precisa ser construída do zero para ser sustentável.
Seguindo pequenos passos e dicas – que explicaremos neste artigo! – você pode também dar os seus primeiros passos em direção a um mundo mais verde.
Veja o que é uma casa sustentável, suas características, vantagens, quanto custa, como é construída e quais as diferenças entre ela e a casa ecológica!
O QUE É UMA CASA SUSTENTÁVEL?
Casa sustentável é uma moradia elaborada sem causar grandes impactos ao meio ambiente.
Isso é feito por meio da aplicação de desenvolvimento tecnológico, reduzindo os resíduos provocados pela obra, e os gastos com a energia.
O principal objetivo desse tipo de construção é propiciar o retorno financeiro, gerado pela economia nas contas de luz e água.
Apesar do consumo, ela é capaz de produzir os próprios recursos, o que engloba ações que vão desde a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica até simples hábitos que podem ser realizados pelos moradores, como apagar as luzes quando necessário e fechar a torneira ao escovar os dentes.
QUAIS AS CARCTERÍSTICAS DE UMA CASA SUSTENTÁVEL?
Para além do compromisso com o ecossistema e do conjunto de ações que carregam o conceito de sustentabilidade, a casa sustentável envolvem outras diversas particularidades que atestam os seus benefícios.
Elas também são responsáveis por melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além disso, contam com projetos que tornam o ambiente energeticamente autossuficiente.
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
O Sol não só nasce para todos, como também é uma fonte inesgotável de energia. Assim, não é mera coincidência que a instalação de painéis solares seja uma das maneiras mais utilizadas quando se busca tornar um imóvel mais sustentável.
Esse sistema também é responsável por reduzir os custos das contas de luz em até 90%, beneficiando o seu bolso.
CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS 🌳🔆💦🌧🌎
Os sistemas de captação de água da chuva em construções sustentáveis são responsáveis por minimizar os impactos do desperdício e da falta de água no meio ambiente, sendo um método muito eficiente para o reaproveitamento do recurso.
Essa prática trata e armazena o líquido coletado, transformando-o em limpo e apropriado para um uso não potável, além de refletir em uma economia significativa na conta de água.
TELHADO VERDE 🌱🌱🌱🌱
Usado na arquitetura para implantar uma cobertura vegetal nas residências, o telhado verde carrega diversas vantagens, proporcionando maior sustentabilidade e conforto.
A sua utilização reflete na melhoria da qualidade do ar e do sistema de drenagem, na redução da temperatura, no isolamento acústico e, é claro, no equilíbrio ambiental.
REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS
Pensar em desenvolver um lar sustentável também implica buscar reduzir a geração de resíduos, sendo necessário reduzir o consumismo. Isso pode ser realizado por meio de diferentes práticas, como o reaproveitamento de materiais pela reciclagem e a compostagem.
ILUMINAÇÃO NATURAL ☀️🌞☀️🌞
A iluminação natural é uma atividade que merece destaque, visto que há diferentes maneiras de possibilitar uma maior entrada de luz solar no local, oferecendo maior sustentabilidade e reduzindo os gastos com energia elétrica.
O uso de claraboias, por exemplo, pode diminuir a necessidade de ligar as luzes ao longo do dia. Além disso, a iluminação natural cria um ambiente propício para o cultivo de plantas e flores, até mesmo na parte interna de uma residência, por exemplo.
TIJOLOS E CONCRETO ECOLÓGICOS
A construção do imóvel também pode ser sustentável! Para isso, é possível utilizar concretos reciclados com materiais da própria obra, também sendo necessário voltar a atenção para a redução dos materiais aplicados, evitando o desperdício.
QUANTO CUSTA UMA CASA SUSTENTÁVEL ? 💵💵💵
Segundo estimativas da imobiliária Morar Bem, em conjunto com o escritório de arquitetura Ecohabitar, uma casa tradicional de 100 metros quadrados custaria R$ 167 mil para ser construída, enquanto a casa sustentável, R$ 185 mil. (MUITO CARAS TODAS AS DUAS!!)
Mesmo com esse custo inicial maior, os gastos em médio e longo prazo são menores, quando comparados às construções padrões. Isso porque, em poucos anos, todos os investimentos extras são compensados pela economia gerada com a diminuição considerável dos valores das contas de luz, água e outras despesas.
QUAIS AS VANTAGENS DA CASA SUSTENTÁVEL?
Neste texto, já nos deparamos com muitas vantagens proporcionadas pela casa sustentável. Agora chegou o momento de explicá-las!
Nada é mais importante do que ter uma boa qualidade de vida no lugar em que mais passamos tempo: nosso lar. Viver em um espaço sustentável significa viver em um ambiente residencial mais saudável e, portanto, agradável, influenciando diretamente o nosso humor e os nossos hábitos.
Além disso, essas construções reduzem o consumo de água e promovem a economia de energia elétrica por meio da iluminação proveniente de fontes renováveis. Desse modo, há menos gastos com as contas de energia, culminando em um maior retorno financeiro.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CASA SUSTENTÁVEL E CASA ECOLÓGICA?
O projeto de uma casa ecológica visa integrar a infraestrutura à natureza, utilizando-se de recursos renováveis e evitando agressões ao meio ambiente. Soma-se o fato de que todos os materiais usados na construção são ecológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário